Experimentações Narrativas

Descrição
O Ateliê ”Experimentações Narrativas” busca incentivar o ato de ouvir e contar estórias e tem como proposta facilitar a vivência da arte narrativa por meio de práticas e leituras, respeitando as origens e histórias de cada um. A proposta é desenvolvida pela arte-educadora Daniela Caielli.
Contos vindos da tradição oral de diversos povos e episódios cotidianos servem de inspiração para os exercícios que abrangem dinâmicas expressivas, interpretação ativa do texto além da recriação das estórias.
Numa atmosfera lúdica, os participantes exercitam habilidades como:
Interpretação de texto (apreensão do texto como um todo, apreciação dos trechos,visualização de imagens, reflexão acerca dos pontos de vista sobre uma mesma história)
Expressão corporal (valorização do gesto e da voz característicos de cada um na expressão do que se quer dizer)
Potencial Criativo (incentivo a criação e recriação de histórias, valorizando a espontaneidade e a imaginação de cada um)
Contemplação (como extensão ao próprio ato criativo, re-aprender a contemplar o que é criado)
Formatos
O Ateliê pode ser oferecido em três formatos:

Ateliê Breve 

Vivência única de 180 minutos que permite primeiro contato com a arte narrativa. Toda proposta gira ao redor de um único conto vindo da tradição oral. Ferramentas de trabalho: leitura, produção de imagens, interpretação, apropriação e narração da estória em grupos.
Público Alvo: Adultos e adolescentes a partir de 15 anos.
Duração Total: 210 minutos (180 minutos de vivências e 20 minutos de intervalo)
Contexto: Vivência Cultural dentro da Empresa, Vivência Cultural Complementar a Grade Curricular Básica em Segundo Grau, Vivência Cultural Complementar em Formação Continuada.


Ateliê Bimestral

Vivência criativa inspirada em cinco contos de diferentes povos do mundo.Ferramentas de trabalho: leitura, produção de imagens, interpretações das estórias, exercícios de expressão corporal (voz e gesto), rodas de improvisação, rodas de história.
Público Alvo: Adultos e Adolescentes a partir de 15 anos.
Duração Total: Oito Encontros - cada encontro dura 140 minutos (120 minutos de vivência e 20 minutos de intervalo)
Contexto: Vivência Cultural Complementar a Grade Curricular Básica em Segundo Grau, Vivência Cultural Complementar em Formação Continuada.


Oficina Extensa

Vivência criativa da arte narrativa inspirada em contos da tradição oral de diferentes povos do mundo. Ferramentas de trabalho: leitura, produção de imagens, interpretações da estória, exercícios de expressão corporal (voz e gesto), rodas de improvisação, rodas de história, elaboração de apresentação em grupo aberta ao público.
Público Alvo: Adolescentes a partir de 14 anos e Adultos.
Duração Total: Dezesseis Encontros - cada encontro dura 180 minutos (160 minutos de vivência e 20 minutos de intervalo)
Contexto: Vivência Cultural Complementar a Grade Curricular Básica em Segundo Grau, Vivência Cultural Complementar em Formação Continuada.