Sobre Nós


A Cia de Invencionices surgiu do encontro entre quatro atores e arte-educadores: Aline Anfilo, Daniela Caielli, Stephani Torres e Leonardo Laender.

Tendo como foco a pesquisa narrativa, o trabalho se inicia na busca por incentivar o gosto pelo ouvir e contar estórias além de estimular a imaginação ativa despertada pela força das palavras.
Num momento em que predominam a velocidade das tecnologias de comunicação (como a Internet) e a ilusão do consumo, é importante resgatar a qualidade do encontro interpessoal.
Ouvir, olhar e falar a partir de uma elaboração afetiva e intelectual é um fenômeno que acontece dado seu tempo próprio – a Cia de Invencionices acredita que o encontro narrativo, com toda sua ludicidade e singeleza, crie uma significativa possibilidade de encontro.

O primeiro projeto do grupo, em 2009, é a narração “Hoje é dia de Festa!”, composta por três estórias (inspiradas em “Lúcia já vou indo” de Maria Heloísa Penteado, “Um precipício” de Marina Colasanti, “Festa no Céu” uma lenda tradicional de domínio popular) envoltas por sonoridades e gestos que buscam estabelecer um diálogo sincero e divertido com as crianças.

Depois, nasce "Na Cadência do Sertão", em 2010, numa releitura de contos vindos da oralidade brasileira, registrados por Câmara Cascudo. Aqui, embalados pelas histórias compusemos canções em homenagem a musicalidade nordestina
.
Um pouco sobre a história de cada integrante:
Aline Anfilo dá vida às estórias e traz como forte influência ao grupo a música. Ministra aulas de violão e musicalização infantil, além de atuar nas companhias Prosa dos Ventos, Núcleo Caboclinhas e Cia de Invencionices. Tem formação pela Fundação das Artes de São Caetano e ampla experiência em espetáculos musicais.
Daniela Caielli além de contar e inventar estórias, atua como produtora cultural. Ministra oficinas de experimentação expressiva inspiradas em contos da tradição oral (Ateliê Experimentações Narrativas) para adultos e adolescentes em espaços como Casa de Cultura Tendal da Lapa e Biblioteca Pública Álvaro Guerra. Entre 2005 e 2009 fez parte do Grupo Parampará de Contação de Histórias. Também atualmente é parceira da ONG Alma Ambiental, de teatro e educação ambiental, na região da COHAB José Bonifácio, em Itaquera.
Stephani Torres conta e encanta a cada encontro, além de contribuir com sua visão da cultura da criança. É atualmente arte-educadora na Casa do Teatro do Teatro-Escola Célia Helena, onde ministra aulas de teatro para crianças e adolescentes dos 03 aos 18 anos. É pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP) e iniciou a pesquisa da linguagem narrativa através de oficinas pelo Projeto Escola da Família, na Escola Municipal Crianças de Cotia, no município de Cotia, onde foi oficineira por três anos.
Leonardo Laender traz pras estórias a alegria e a expressividade do mundo circense. Na sua trajetória formativa passou pela Escola de Arte Dramática (EAD -ECA USP), Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT). Atualmente integra a Cia de Invencionices e a Cia 3 em Pé de Artes Circenses.